O ano de 2020 foi um ano atípico para todos nós, ano esse, em que tivemos que nos reinventar para acompanhar todo esse processo de ensino/ aprendizagem que a pandemia, de certa forma, nos proporcionou, foi algo que surpreendeu o mundo inteiro, e que demandou ações desafiadoras na vida das pessoas. Momento esse, em que o estudante modifica sua rotina escolar, saindo de um ambiente presencial, para se adaptar a uma nova rotina remota e em casa. Atentos a essa a nova realidade, diante do isolamento social procurou-se buscar alternativas pedagógicas de minimização e/ou eliminação de barreiras de acessibilidade para todos os estudantes, dentre eles os estudantes surdos. Nesse sentido, os tradutores interpretes de libras têm desenvolvido trabalho visual, de forma a incentivá-los a continuação dos estudos em casa de forma remota. Desta forma, é disponibilizado ao estudante por meio do classroom os componentes curriculares de cada disciplina e interpretados pelo TIL de acordo com o nível linguístico de cada um. Algumas atividades são impressas com adequações necessárias, o que é o caso do instrutor mediador modalidade sinalizada; e também, componente curricular disponibilizado em forma de vídeo com janela de acessibilidade em libras que são inseridos no drive da escola para acesso, permitindo ao estudante estabelecer a sua rotina de estudos com flexibilidade. Ainda no sentido de que todos possam ter acesso ao tira-dúvidas os coordenadores escolares em articulação com os TIL realizam vídeo chamada com os estudantes esclarecendo sobre os prazos e procedimentos para conclusão das atividades.
Publicado por: Patrícia Oliveira Acioly Amaral