Referencial Curricular do Projeto de Vida é pauta de reunião para professores das Séries Iniciais da Rede Estadual de Ensino

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 27, 2021 as 15:59 | Voltar

A Secretaria de Estado de Educação–SED/MS por meio da Coordenadoria do Ensino Fundamental, realizou no dia vinte e dois de abril uma reunião com os professores do Projeto de Vida do Ensino Fundamental e com os professores formadores da Coordenadoria Regional de Educação-CRE-3. O objetivo da reunião foi apresentar e discutir o Referencial Curricular do Projeto de Vida. Os técnicos da SED/MS, professores Jessé Fragoso da Cruz - da COPEF/SED e a psicóloga Amanda Ferreira de Andrea – da COPED/SED, conduziram a reunião destacando os principais pontos do referido documento, que contempla os anseios dos professores que atuam nesta área.

O Projeto de Vida possibilita a utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas para aprimorar a aprendizagem dos estudantes do século XXI, favorecendo o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas, que promovem o desenvolvimento pleno dos estudantes, premissas da Educação Integral e foco da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Referêncial Curricular de Mato Grosso do Sul.

Os estudantes desta etapa de ensino, terão oportunidade de desenvolver atividades que favorecem o reconhecimento e a identificação das emoções, imprescindíveis para a aprendizagem, estimulando as inteligências inter e intrapessoais na primeira infância (VINHA,2000), que  iniciam e consolidam o processo de alfabetização.

O professor, atuando neste contexto, tem possibilidade de estabelecer um maior vínculo  com os estudantes (VIANA,2020, p.11) acolhendo as emoções mediante uma escuta empática e um olhar atento no sentido de perceber as reais necessidades, motivando-os e identificando possíveis violações de direito, agindo de forma assertiva.

 

 

Referências:

VIANA, I. V. O desenvolvimento da inteligência emocional e sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem escolar. 2020.

VINHA. T. p Educador e Moralidade Infantil: Uma visão construtivista. Campinas. Mercado de Letras, 2000.

Publicado por: Patrícia Oliveira Acioly Amaral

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