Escola Julia Gonçalves Passarinho realiza projeto que vai ao encontro dos princípios educativos que norteiam a escola de tempo integral da Autoria

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 25, 2019 as 15:37 | Voltar

De um pensamento a um evento!

O projeto interdisciplinar com o título – Ao som do acorde, encenação e movimento na escola eu invento! - com o apoio da Direção, coordenação pedagógica e coordenador de área de Linguagens, juntamente com sua equipe de professores da área, realizaram um evento no dia 22 de outubro, na cidade de Corumbá a 433km da capital Campo Grande,  no espaço escolar da instituição Júlia Gonçalves Passarinho,  mais carinhosamente conhecida como J.G.P.

Com a participação dos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, contou com estudantes tocando e cantando músicas em Inglês, Espanhol e Português como, por exemplo: Calma de Pedro capô, We can´t stop de Miley Cyrus, Tava na Hora de Igor Von e Beliver de Imagine Dragons.

A escola abriu as portas para as escolas municipais circunvizinhas – Tilma Fernandes Veiga e Luiz Feitosa Rodrigues, equipe do CRE -3  representada pela professora Luciene ...  .... que prestigiou o  evento. Logo após as apresentações musicais os estudantes iniciaram uma peça teatral com uma abertura magistral de estudantes dançarinos.

A peça encenada chama-se “O Auto da Barca do Inferno” ou “O Auto da Moralidade”, concebida pelo dramaturgo Gil Vicente, considerado o pai do teatro Português, a obra faz parte da trilogia das Barcas – O Auto do Purgatório e O Auto da Glória; a peça retrata uma sociedade do século XV durante o período humanista vivido na Europa.

Os Estudantes adaptaram  o  teatro que exprime um momento após a morte,  em que dois barqueiros a beira do rio, representantes do bem e do mal,  recebem as  almas dos  homens,  dependendo da sua postura, modo de agir na terra estará condenado a barca do mal que irá para o inferno ou a barca do bem que levará todos os embarcados para glória.

Portanto, o projeto visa a interdisciplinaridade na área de Linguagem  com conceito de explorar a vivência e compreensão da linguagem musical, corporal e das expressividades artísticas, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. A arte de cantar, encenar e dançar é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, ideias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive, ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual.

Dessa forma o projeto vai ao encontro dos princípios educativos que norteiam a escola de tempo integral da Autoria. A música, a encenação, e a dança podem ser consideradas um agente facilitador do processo educacional e um agente facilitador para trabalhar valores. Valores esses fundamentais na construção de um cidadão solidário, competente, crítico e consciente, necessários para uma formação interdimensional.

Publicado por: Patrícia Oliveira Acioly Amaral

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