PROJETO DA ESCOLA DOM BOSCO POSSIBILITA DOAÇÃO DE ALIMENTOS PARA INSTITUIÇÕES DE CORUMBÁ

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 1, 2017 as 06:57 | Voltar

Quatro instituições filantrópicas de Corumbá receberam na manhã desta quarta-feira, 25, doações de alimentos não perecíveis. A ação faz parte do projeto "Responsabilidade Social e Solidariedade", desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Bosco. Cerca de uma tonelada de alimentos foram arrecadados durante um mês pela ação pelas ruas do município.

Toda a prática partiu da sala de aula, por meio da disciplina projeto de vida e pós-moderno, que faz parte da grade curricular dos cerca de 650 estudantes matriculados na instituição de ensino.

De acordo com o responsável pela ação, professor Hesley Santana, a ação visava unir a ação educativa com a ação social, mostrando aos alunos a importância de se preocupar com o próximo.

“Estamos trabalhando com nossos alunos questões sobre responsabilidade social e solidariedade, em meio a tudo isso, achamos uma brecha para ir além da sala de aula, ou seja, casamos o aprendizado que é a teoria com a prática. Muito se fala em fazer, mas pouco se faz, e através desse trabalho possibilitamos mostrar a eles a importância de se preocupar com o próximo, já que eles são os protagonistas de toda ação desenvolvida”, explicou ao Folha MS o professor.

Para a diretora adjunta da Escola Dom Bosco, Maria Auxiliadora Benevides, todo o esforço apresentado pelos estudantes reflete de forma positiva não só na vida pessoal de cada um , mas também no aprendizado da sala de aula e no relacionamento social deles. “Trabalhamos em uma escola que tem esse cunho social, somos uma instituição dentro de um projeto social e vemos da melhor maneira possível o empenho desses jovens. Para nós, tem sido de grande valia essas aulas que unem o ensino com o projeto de vida, pois o que observamos é que hoje em dia o jovem está tão perdido e através dessas aulas, temos certeza de que estamos fazendo algo para mudar as atitudes negativas na sociedade”, mencionou a diretora em relação ao projeto “Ensino Médio Inovador”.

Com satisfação, a aluna do 2º ano do ensino médio, Leci Oliveira da Silva, disse que além de praticar o bem com o próximo, toda a experiência foi uma forma e conhecimento. “Em meio a tudo isso, além dos alimentos o projeto nos possibilitou a conhecer os locais que receberão as cestas básicas. Conhecemos um pouco da realidade dessas pessoas que passam às vezes, despercebidas. Ajudar o próximo faz tão bem, ainda mais sem esperar algo em troca”, disse a aluna.

Receberão os alimentos: a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sino da Caridade, Asilo São José e os Projetos Sociais Centro de Apoio Infanto-Juvenil (CAIJ) e Casa de Recuperação Infantil Padre Antônio Müller (CRIPAM).

Agradecimento

Agradecimento, esse foi o sentimento da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá, Sabina Acosta Costa. Segundo ela, as doações vieram em boa hora para a instituição que atende mensalmente entre 150 a 160 pacientes no município pantaneiro.

“É gratificante ver jovens abraçando essa causa. E esses alimentos servirão para atender as famílias mais carentes que necessitam dos nossos trabalhos, já que uma vez por mês realizamos a doação de alimentos à elas, com alimentos diferenciados no qual repassamos uma lista para esses jovens e eles conseguiram atender. Parabenizo a iniciativa, pois eles estão fazendo o bem para muita gente, inclusive para si próprio”, comenta Sabina.

Ela ainda reforça que apesar do projeto ter o objetivo de levar esses alimentos até às instituições, proporcionou o interesse no aprendizado dos trabalhos feitos por cada uma delas. “Eles foram até a rede feminina e conheceram todas as nossas atividades. Foi muito prazeroso poder ver o interesse deles em nossas ações. Isso serve também como estímulo para nossos pacientes”, completou.

Sino da Caridade

Já para o padre Waldomiro Bronakowski, diretor geral da Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul – Polo Corumbá, o projeto vem de encontro com o ensino salesiano, que é a partilha fraterna. “Vejo que os jovens participantes tiram de dentro de si a atenção para aplicar com o próximo, percebendo que existem ao seu redor, pessoas menos favorecidas e que necessitam dessa ajuda. Todos estão de parabéns”, diz o padre.

Na oportunidade, ele revelou ao Folha MS que o Sino da Caridade, projeto idealizado pelo padre salesiano Ernesto Sassida,  tem a intenção de arrecadar alimentos pra que sejam confeccionadas cerca de 700 cestas básicas. “Todas as cestas básicas serão destinadas a famílias carentes do bairro Cervejaria, onde o cadastro das mesmas já foi feito”, finalizou o padre.

Por: Leonardo Cabral/ Folha MS

(https://folhams.com.br/projeto-da-escola-dom-bosco-possibilita-doacao-de-alimentos-para-instituicoes-de-corumba/)

Publicado por: tmotta@fazenda.ms