Programa Arte e Cultura na Escola contempla mais de 400 alunos da Rede Estadual em Corumbá e Ladário

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 17, 2018 as 08:47 | Voltar

Alunos da Rede Estadual de Corumbá e Ladário já estão participando das aulas do Programa Arte e Cultura na Escola, articulado pelo Núcleo de Arte e Cultura, da Secretaria de  Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. De acordo com dados levantados pela Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, cerca de 400 alunos do Pantanal estão recebendo desde o mês de março, aulas de arte plásticas, teatro, dança, instrumentos musicais, percussão e artes manuais.

A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros no ano de 2017 desenvolveu o projeto de Banda de Percussão e neste ano de 2018, dá continuidade às aulas com o professor Adriano Sebastião de Arruda. Cerca de 25 alunos participam das aulas que ocorrem no fim de tarde, às 17 horas.

A Escola Estadual Carlos de Castro Brasil oferta pelo período da tarde dois projetos: de dança, das 18h30 às 20h30, com a professora Andréa Moura; e o curso de Arte manual com a professora Maria do Rosário, das 13h50 às 14h40. A escola também disponibiliza o projeto de Banda de Percussão com o professor Rudney Correa, que ocorre às 17h30. A escola contempla cerca de 60 alunos com o Programa Arte e Cultura.

Na Escola Estadual Dom Bosco cerca de 60 alunos também participam das aulas do programa. As aulas de Arte estão sendo ministradas pela professora Indianara, que ocorre das 13h30 às 17h30. As aulas de violão são ministradas pela Mestre em música, Leidiane Garcia e as aulas de Dança são conduzidas pela professora Melry Cruz.

O maior público do Arte e Cultura local está concentrado na parte alta de Corumbá, na Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos. São cerca de 90 alunos que recebem aula de teatro pelo período vespertino com a professora Josidelma Passos; aula de Arte, das 13h às 17h com o professor Vitor Hugo Souza; aula de violão pelo período matutino, com a Mestre Lediane Garcia e aulas de Banda de Percussão com o professor Lee Tener Monteiro, às 17 horas.

Na Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva também ocorrem aulas de Dança, ministradas pela professora Eudinézia Mariano, no período matutino, contemplando 30 alunos. Já o professor Nevilson Silva da Cruz, ministra aulas de teatro para duas turmas, cada uma delas com 25 alunos, pelo período matutino.

A Escola Estadual Rotary Clube oferta a cerca de 20 alunos, aulas de dança com o professor Alexandre Gmach, pelo período matutino. A Escola Estadual Doutor João Leite de Barros conta com o projeto de Banda de Percussão, que tem como professor Orlando Garcia, ministrando as aulas ao final da tarde, 17 horas.

Em Ladário, a Escola Estadual 2 de Setembro oferta dois projetos: de dança, com a professora Amanda, no período matutino e o projeto de Banda de Percussão, ministrada pelo professor João Paulo Amorim, às 18 horas. Em Ladário, cerca de 60 alunos participam das aulas do Programa Arte e Cultura na Escola.

A CRE-3 apoia e acompanha os projetos do Arte e Cultura na Escola desenvolvidos nas Escolas de Corumbá e Ladário. O coordenador da CRE-3, Pedro Rodrigues de Miranda, destaca que o objetivo do Projeto, que é contribuir para a inserção social de crianças e adolescentes por meio da prática de Atividades Culturais está em construção e certamente terá sua efetivação com o empenho de toda equipe pedagógica das escolas contempladas e com o apoio da CRE-3. O programa promove ainda o desenvolvimento integral do educando, como condição necessária para a construção da educação e cidadania e melhoria da qualidade de vida da comunidade local, por meio da prática de atividades artístico-culturais.