Os atletas Kakalo e Jairzinho, jogadores de futebol profissional e que atualmente pertencem ao quadro do Corumbaense Futebol Clube, fizeram história com os alunos do Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem de Mato Grosso do Sul–AJA- da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, assim como o Corumbaense futebol Clube vem fazendo história pelo Mato Grosso do Sul nos últimos tempos.
“Trabalhar com o Projeto AJA é seguir um caminho de aprendizagem contínua com os estudantes. Focamos na aprendizagem por meio de construções de valores sociais. Por cerca de dois meses trabalhamos com os alunos o estudo sobre o Clube Corumbaense e para isso contamos com a presença dos atletas de futebol Kakalo e Jairzinho. Eles nos visitaram, contaram seus depoimentos de vida, suas dificuldades, seus desafios, foi um grande estímulo de vida, de estudo, de sucesso aos nossos alunos”, explicou a Coordenadora do Projeto AJA da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, Layze Cassanha.
No mês de agosto, Kakalo e Jairzinho visitaram as turmas do AJA da Escola Castro Brasil, na oportunidade, relataram suas experiências de vida e inspiraram os alunos, tanto, que a visita se repetiu neste mês de novembro, na culminância do projeto sobre o Clube de Futebol Corumbaense.
“Poder participar de um projeto de estímulo de vida de jovens é gratificante, pude vir aqui na escola, conversar com os alunos, contar a eles minhas dificuldades e o principal, ressaltar que tudo que já vivi me serviu de estímulo para vencer na vida, para hoje ter orgulho de compor o Corumbaense futebol Clube e fazer parte da história deste orgulho de nossa Corumbá”, afirmou o atleta durante a conversa com os alunos do AJA na culminância do projeto.
A culminância do projeto “Conhecendo o Corumbaense Futebol Clube” ocorreu na noite desta quarta-feira, 08 de novembro. Coordenação, professores, funcionários e a área de psicologia da instituição se empenharam neste momento. Foram realizadas ações esportivas, exibição de vídeos dobre o Corumbaense Futebol Clube e vídeos motivacionais, além de uma deliciosa janta “Bife na Chapa” e é claro, uma “pelada” com os jogadores do Corumbaense.
“Esse momento está sendo de extrema importância para podermos motivar nossos alunos, fazê-los se empenhar nos estudos, na vida, podemos avaliar como ótimo esse projeto, bem como todos os outros que trabalhamos no decorrer do ano”, frisou a psicóloga do projeto AJA da Escola estadual Carlos de Castro Brasil, Eva Mateus.
MATRÍCULAS ABERTAS
A Escola Estadual Carlos de Castro Brasil informa que já estão abertas as matrículas para a modalidade de ensino AJA/2018. O projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, é destinado a estudantes entre 15 e 17 anos, com distorção de idade/escolaridade e que não concluíram o ensino fundamental. O início das aulas está previsto para 29/2.
O AJA é dividido em quatro blocos: O Inicial I contempla do 1º ao 3º ano – alfabetização e letramento; O Inicial II, 4º e 5º anos – alfabetização e letramento; Intermediário, 6º e 7º anos; e o Final, 8º e 9º anos. O tempo de permanência no projeto irá variar de acordo com o nível de escolaridade do estudante. A partir do Bloco Inicial I, é possível concluir o ensino fundamental em quatro anos. A E.E. Carlos de Castro Brasil fica localizada na Avenida Rio Branco, número 979, bairro Universitário. Telefone (67)3231-1472 e e-mail eecdcb@sed.ms.gov.br.
Por: Camila Cavalcante/ DR-MS 0001450
Publicado por: tmotta@fazenda.ms