Estudantes do Curso Técnico em Hospedagem participam de visita técnica ao maior frigorífico de jacarés do país.

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 21, 2019 as 16:32 | Voltar

Na última quarta-feira (13), os alunos do Curso Técnico em Hospedagem da Escola Doutor Gabriel Vandoni de Barros participaram de visita técnica à sede da empresa Caimasul. O empreendimento realiza a criação comercial de jacarés em cativeiro, e é o único frigorífico inteiramente automatizado no mundo especializado no abate desse réptil.

Para o professor Sandro Assef, da Fundação Municipal de Turismo, “a carne de jacaré pode se transformar em um atrativo do turismo gastronômico da cidade, assim como Maracaju tem a linguiça, São Gabriel do Oeste o porco no rolete e Anastácio a farinha de mandioca”.

A atividade foi promovida pela Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR) e fez parte do Festival Gastronômico (Fegasa) que encerrou no sábado (16). Além dos alunos do curso, foram até as instalações da empresa, acadêmicos de Administração do Campus do Pantanal da UFMS, alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), e do curso de Gastronomia de um projeto social desenvolvido em Corumbá.

De acordo com o professor Carlos Espíndola, gerente de Desenvolvimento da Fundação Municipal de Turismo, destaca-se o compromisso de manter o equilíbrio do ecossistema pantaneiro, ao passo que se deixa na natureza número suficiente da espécie para manter o equilíbrio ecológico e não interferir no turismo contemplativo.

A visita possibilitou aos alunos conhecerem desde como é realizado o abate do animal até o processo de beneficiamento da carne. Na ocasião também tiveram uma aula sobre o aproveitamento da carcaça, e o processo de industrialização couro para produção de bolsas, calçados e roupas.