Estudantes da Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros Realizam Ação de Cultura Forma Arte

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 17, 2019 as 15:49 | Voltar

A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, através iniciativa da Professora Anny Lise Rôa realizou a ação Cultura Forma Arte, que faz parte do projeto de Revitalização da Escola nas salas do Ensino Médio, através da grafitagem. A ação foi embasado na ideia de que a cultura é um elemento que nutre todo o processo educacional e que tem um papel de suma importância na formação de um indivíduo crítico e socializado, esses movimentos reivindicam a inclusão da cultura no currículo escolar. Esta ação tem como função levar a arte para dentro da sala de aula, pois a cultura e a educação juntas tornam-se elementos socializadores capazes de transformar nossa forma de pensar. É importante que os estudantes se sintam parte do processo educacional e acreditamos que este projeto contribuiu pra isso. Alguns autores defendem a ideia de que a educação não desvincula-se da cultura, nem a cultura da educação. Candau (2003) afirma que: "A escola é sem dúvida uma instituição Cultural."

A ação contou com a participação de artistas locais, Marcos Gonzaga, Helker, Odd Van, Jovani Avlaliv e Rude, fazendo uma releitura de obras consagradas de pintores brasileiros como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Thaís Ibañez e Rita Caruzzo.

Através dessa ação, alunos e professores, se sentem cada vez mais envolvidos na relação da construção de um espaço agradável e transformador no processo de ensino-aprendizagem e também formar cidadãos éticos e críticos.