Escolas de Corumbá e Ladário participam com 5 trabalhos na 1ª Mostra Literária dos Estudantes Surdos da REE

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 28, 2021 as 14:34 | Voltar

A 1ª Mostra Literária dos Estudantes Surdos da Rede Estadual de Ensino (REE), promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermádio  da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), que ocorrerá no próximo dia  1º de junho de 2021,  às 19h, com transmissão pelo canal da SED no Youtube, tem como objetivo, valorizar a literatura surda, a cultura e a língua do sujeito surdo, além de promover momentos de interação e troca de vivências entre os estudantes da REE.

Dessa forma, o Núcleo de Educação Especial (NUESP) da Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE 03) informa que foram realizados 5 trabalhos pelos estudantes surdos matriculados nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Os trabalhos envolveram gestores, coordenadores, equipe pedagógica e intérpretes, ações pensadas em conjunto para otimizar a produção, sendo desenvolvidos de forma colaborativa nos ambientes escolares, e observando os protocolos de biossegurança. As escolas participantes são: EE Dom Bosco, EE Maria Leite e EE João Leite de Barros, localizadas no município de Corumbá, e EE Leme do Prado, localizada em Ladário.

Essa proposta de atividade proporcionou ao estudante surdo momentos únicos, que contribuíram para superar sua timidez durante a realização das gravações. Os professores tiveram papel fundamental nesse processo, pois motivaram os estudantes, por meio de chamadas de vídeo e conversas no WhatsApp, proporcionando o protagonismo ao estudante surdo. Tais estratégias foram fundamentais para o envolvimento de todos.

Assim, a Coordenadoria Regional de Educação/CRE3 e o NUESP, agradecem as equipes pedagógicas das  Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário, aos responsáveis pelos estudantes que também se mobilizaram nesse momento, um agradecimento especial aos profissionais Tradutores Intérpretes de Libras e ao Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) com incansável disposição no assessoramento, à  COPESP/SUPED/SED que esteve presente por meio de diferentes canais  de comunicação, e por fim,  os protagonistas desse momento, os estudantes.