Escola Dr. Gabriel Vandoni Realiza Projeto Multiconciência

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 25, 2019 as 16:29 | Voltar

No dia 20 de novembro, data voltada para a “Consciência Negra”, a
Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros apresentou como premissa
inicial, trabalhar com as diferenças culturais, de que nossa sociedade, ainda
permanece preconceituosa e discriminadora. Provavelmente, grande parte de
nós inseridos nessa sociedade, é portadora de preconceitos. Aceitar essa
afirmativa implica não só combater o preconceito do outro, mas em si próprio.
Essa constatação leva à concluir que o questionamento do preconceito
envolve raciocínio, o conhecimento da sua história, assim como das razões do
seu surgimento na sociedade e em nós. É importante perceber que foram
construídas, em nós e no outro, estruturas afetivas que trazem rejeição e
aceitação das diferenças, carregadas de emoções, que vem facilitar ou
dificultar a sua superação, pelo fato de serem sentimentos íntimos, muito
difíceis de serem superados e até mesmo de serem reconhecidos.
A chave para esta realidade consiste em aprender a conviver com os
outros, reconhecendo seus semelhantes como idênticos em dignidade e
direitos. Ou seja: é necessário defender-se a existência de “Uma igualdade que
não reconhece qualquer forma de discriminação e de preconceito com base em
origem, raça, sexo, cor, idade, religião e sangue entre outros” (CURY, 2000).
Professores, equipe pedagógica e direção escolar devem tornar visível a
diversidade, discutir as diferenças, entender e ouvir os outros, pois estas são
experiências que ajudam a abordar o desconhecido, com a informação
necessária para quebrar os mitos e estereótipos que são a base da
discriminação.
A LDB (Lei nº9394/96), em seu artigo 32º, inciso III, afirma que o ensino
deve ser transmitido, buscando a aquisição de conhecimentos, habilidades e a
formação de atitudes e valores e estabelece a escola como responsável pela
formação do cidadão, sendo também, sua função desenvolver valores para se
viver na sociedade e dela participar. Portanto, é fundamental que a escola não
promova somente o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas que também
contribua na formação para que estes construam seus próprios conceitos e
valores, estabelecendo o que é fundamental para sua formação.
O foco desse trabalho em nossa escola, volta-se para as diferenças entre
identidade, etnia, cultura, ambiente entre outros, que são enormes e
portadoras de muitas riquezas e desafios. Assim, a consciência é de todos a
gerar a Multiconsciência num bem comum, multiconsciência que visa
despertar a consciência em seus vários aspectos, onde a palavra de ordem é “
Respeito”.
Dentre os objetivos estão:Promover a interdisciplinariedade; o trabalho
em equipe, a sensibilização quanto a diversidade em todas as suas faces; o
conhecimento e valorização da cultura regional e o aprimoramento dos dons
artísticos dos alunos.
Para a elaboração das atividades relativas ao projeto foram realizadas
pesquisas, leitura e interpretação de texto, visualização de documentários e
reportagens, utilização de recursos midiáticos e oficinas com materiais
diversos. Todos os docentes e turmas do ensino fundamental ao médio foram
envolvidas, inclusive os reeducandos do sistema prisional.
Toda a comunidade escolar, incluindo os pais, foram convidados a
prestigiar a culminância do projeto realizado no dia 22 de novembro de 2019
(sexta-feira), no período matutino. No horário das 07h às 09h houve exposição
de trabalhos pedagógicos, já a partir das 09h houve apresentações culturais.
Através da realização deste projeto desenvolveu-se nos alunos reflexões
e atitudes conscientes de respeito e valorização do próximo, quer seja esse
próximo igual ou diferente dele em seus inúmeros aspectos. Além disso, que ao
desenvolver seus trabalhos para exposição aprimoraram habilidades de
pesquisa e estética.

Publicado por: Patrícia Oliveira Acioly Amaral

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