ESCOLA ESTADUAL MARIA HELENA ALBANEZE E CRE-3 REPRESENTAM CORUMBÁ NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 1, 2017 as 06:52 | Voltar

Corumbá foi representada pela Escola Maria Helena Albaneze e pela Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá/ CRE-3, de 23 a 27 de outubro, em Campo Grande, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neste ano de 2017 o tema foi “A Matemática está em tudo”. A Semana reuniu escolas da Rede Estadual de Ensino dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A Escola Estadual Maria Helena Albaneze, no período de março a agosto de 2017, desenvolveu estudos sobre a temática “A Matemática Está em Tudo”, que resultou no Projeto “Aprendizagem por meio de Jogos de Autoria”, tendo como atuantes estudantes do 9º ano e do 1º ano do ensino médio. O resultado das pesquisas foi a elaboração de diversos jogos digitais: Quizzes Alimentação Saudável e Info MS, trabalho que abordou a temática dos 40 anos de MS; Jogo de relacionar colunas (monômio e polinômio); Palavras cruzadas (operações matemáticas), entre outros. Para isso, foram utilizados softwares (programa) de autoria gratuitos tais como: Educa Play, EdiLim e Construct 2.

Os jogos desenvolvidos pela Escola Estadual Maria Helena Albaneza foram orientados pelas professoras Tatiane Candia Mendes e Laura Madalena Lugo, coorientados pela PROGETEC Andréa Luiza da Costa Oliveira (PROGETEC) e pela Gestora de Tecnologia Educacional CRE-3,  Gleice Aparecida Pinheiro da Silva Grato.

O trabalho árduo de pesquisa e de investimento na educação por meio de tecnologia realizado pela Escola Estadual Maria Helena Albaneze foi representado em Campo Grande na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pela PROGETEC Andréa Luiza da Costa Oliveira (PROGETEC) e pela Gestora de Tecnologia Educacional CRE-3, Gleice Aparecida Pinheiro da Silva Grato.

A Gestora Gleice destacou que “a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia incentiva as escolas a desenvolverem trabalhos envolvendo a ciência e a tecnologia de forma multidisciplinar e transdisciplinar, abrangendo um tema central,  que este ano foi "A matemática está em tudo”. Participar do evento é um meio de incentivar e valorizar os trabalhos realizados por nossos estudantes e já almejar novos projetos para o ano de 2018”, concluiu.

Trabalhos premiados

O Quizzes de Alimentação Saudável foi apresentado na Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal, Fecipan, realizada no mês de outubro deste ano em Corumbá e recebeu a primeira colocação entre os trabalhos de área do ensino fundamental. Essa premiação credenciou o projeto para se apresentar em novembro de 2017 na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul- FETEC/MS. Para este evento, professores e alunos devem representar novamente Corumbá na capital de MS.

Os projetos

Por meio de pesquisas na Internet, YouTube, dentre outras fontes, os estudantes buscaram ideias que pudessem servir de base para elaboração de jogos em prol da educação. Os jogos foram desenvolvidos por grupos de estudantes das turmas 9º ano B e 1º ano B e cada grupo elaborou seu jogo em conformidade com um tema escolhido pelos estudantes.

Com base no tema central “A Matemática Está em Tudo”, os estudantes capturaram e utilizaram os softwares (programas) de autoria, e o download dos programas antes de sua utilização, a partir de plataformas on-line disponíveis na Internet, no caso do EdiLim (compatível com Windows e Linux) e Construct 2  (compatível com Windows). Já o Educa Play, por ser um programa on-line, não houve necessidade de download. Para a utilização do mesmo foi necessário apenas cadastrar uma conta no Gmail.

Ao final do projeto os estudantes puderam criar diversos jogos dos quais destacam-se: quizzes, relacionar colunas, palavras cruzadas e de obstáculos. Os jogos quizzes elaborados pelos estudantes com auxílio do Construct 2 e EdiLim, tiveram como tema questões da alimentação e sobre 40 Anos de Mato Grosso do Sul.

Os estudantes que utilizaram o Educaplay elaboraram jogos de relacionar colunas e palavras cruzadas abordando questões sobre monômios e polinômios, e quatro operações matemáticas.  Após finalização, os grupos autores apresentaram suas criações e compartilharam os jogos entre si, possibilitando troca de experiências e socialização do conhecimento. Para divulgar os trabalhos, os alunos participaram da V Expotec Digital 2017, organizada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-3) e escolas estaduais de Corumbá e de Ladário.

Por: Camila Cavalcante/ DRT-MS 0001450

origem da postagem: www.crecorumba.blogspot.com.br