O evento de socialização do Programa Diálogos Socioemocionais (PDSE) aconteceu em Campo Grande, MS no dia 05 de novembro e contou com a participação de formadores do Instituto Ayrton Senna, Formadores da SED/MS e Coordenadorias Regionais de Educação, professores do Projeto de Vida, Pós Médio e Estudo Orientado bem como gestores das unidades escolares da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul.
O evento possibilitou a socialização das práticas pedagógicas e de gestão dos profissionais das escolas participantes do PDSE. Os professores de Corumbá e Ladário participaram do evento com relatos de experiências, mesas de discussão com foco nas competências socioemocionais trabalhadas nas escolas, vídeos feitos com os estudantes e "Assemblage".
Figura 1 -Professores, Gestores e Formadores - Corumbá e Ladário
Quatro Unidades Escolares Corumbá e Ladário, tiveram cinco trabalhos selecionados para o evento. A EE Júlia Gonçalves Passarinho participou da mesa de discussão, do relato de experiência e com um vídeo de estudantes, orientado pelos professores Gláucia Regina Monteiro da Costa, Lorrayne Bruna e Wilson Bulhões e exibido durante o evento. Na mesa de discussão, o professor Wilson Bulhões, relatou o trabalho realizado com as Competências Socioemocionais nas disciplinas de Projeto de Vida, com enfoque no desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades inseridas nas macrocompetências necessários ao estudante.
Figura 2 - Mesa de discussão com participação do prof. Wilson Bulhões - EE JGP
Figura 3 - Profª Gláucia R. M. da COSTA
Figura 4 - Profº Alexander M.C. Ferreira - EE JLB
A EE Dr. João Leite de Barros apresentou um relato de experiência feito pelo professor Alexander Michael Campos Ferreira, que constituem um trabalho com os estudantes sobre a competência resiliência emocional, abordando temáticas como Bullyng, Saúde Mental/Emocional e Preconceito.
Figura 5 - Profª Denise do C. A. de Oliveira -EE Leme do Prado
A professora Denise do Carmo Aldama de Oliveira, da EE Leme do Prado, apresentou um relato de experiência referente às Competências Socioemocionais "empatia e tolerância à frustração", trabalhadas com estudantes do Ensino Médio.
A EE Carlos de Castro Brasil teve um vídeo selecionado para exibição no evento, orientado pelas professoras Jéssica Canavarro Oliveira e Ketylen Karyne Santos da Silva.
Os vídeos dos estudantes exibidos durante o evento reiteraram que o trabalho intencional com as competências socioemocionais é significativo e constitui um instrumento eficaz para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A EE Maria Helena Albaneze apresentou uma "Assemblage" feita pelos estudantes Aline Beatriz B. S. R. da Mata, Guilhermo Vinnícius C. Boscoso e Brian Ojeda, do 2º Ano EM, sob a orientação da professora Fátima Aparecida do Nascimento.
No dia seis de novembro, dando continuidade á programação ocorreu o Seminário Internacional das Competências Sociemocionais e Educação Integral, que contou com a participação dos palestrantes Oliver P. John (Califórnia/EUA) e Filip de Fruyt (Ghent/Bélgica) e o professor Ricardo Primi, da Universidade São Francisco (USF), de Campinas/SP, que contribuiu para o aprofundamento das discussões relativas ao desenvolvimento intencional das Competências Socioemocionais.
A CRE-3 parabeniza todos os professores, coordenadores, gestores, estudantes e formadores envolvidos nesta ação.
Publicado por: Patrícia Oliveira Acioly Amaral