Escola de Autoria Octacílio Faustino da Silva desenvolve Projeto de Educação Financeira

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 1, 2021 as 15:19 | Voltar

A Escola de Autoria Octacílio Faustino da Silva compõe o grupo das escolas-piloto que implementam o Programa Aprender Valor, idealizado pelo do Banco Central do Brasil -BCB. No ano de 2020, foi convidada a fazer a adesão ao programa, com uma turma de 5° Ano do Ensino Fundamental. Iniciado no ano de 2021, o objetivo do programa Aprender Valor, é levar a Educação Financeira para todas as escolas do país. A Educação Financeira, já contemplada na BNCC e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, possibilita um trabalho transversal e interdisciplinar, levando os estudantes a desenvolverem conceitos e hábitos conscientes e responsáveis em relação ao uso do dinheiro. Os estudantes participantes realizaram inicialmente, uma avaliação diagnóstica nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática e Educação Financeira para verificação dos conceitos e aprendizagens relativas à educação financeira. Até o final do ano letivo, farão mais duas avaliações no sentido de acompanhar a implementação do programa e a consolidação das aprendizagens.

No decorrer do ano letivo, as escolas participantes do programa desenvolverão projetos de Língua Portuguesa e Matemática e Ciências Humanas: Geografia, disponíveis na plataforma do CAED, selecionados pela equipe escolar e adaptáveis à realidade da turma e ao período de ensino remoto que vivenciamos.

Neste primeiro semestre, o projeto definido pela escola foi de Matemática, com o tema Dinheiro: economizar para quê? Gastar em quê? – onde, de forma lúdica, aborda a relação entre orçamento financeiro e planejamento familiar para o alcance de metas (sonhos). Como parte do programa, a equipe gestora, professores e técnicos da SED/MS e Coordenadorias Regionais de Educação farão uma formação em Educação Financeira idealizada pelo BCB de forma Virtual, no sentido de dar suporte ao trabalho desenvolvido pela escola assim como um módulo de Educação Financeira Pessoal.

Atualmente, seis unidades da federação participam do programa, com 499 escolas, 1200 profissionais em formação e 14.000 mil estudantes participantes.

A partir do segundo semestre deste ano, haverá uma expansão do referido programa para as escolas não participantes. O objetivo é que a Educação Financeira chegue a todas as escolas do país. Hoje, ocorreu uma Live para lançamento desta expansão. Os gestores terão oportunidade de fazerem a adesão ao programa. O prazo para adesão é de 31/05 a 30/06/2021 na plataforma aprendervalor.caeddigital.net .

Maiores informações entrar em contato pelos telefones: (67) 3231-0949 / CRE-3 ou (67) 99384-1014