ESCOLA DA AUTORIA JÚLIA GONÇALVES PASSARINHO REALIZA FEIRÃO DAS ELETIVAS

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 29, 2019 as 11:32 | Voltar

Na manhã do último dia 22 de agosto, a Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, Escola da Autoria, realizou o Feirão das Eletivas referente ao segundo semestre de 2019, com a participação de docentes, estudantes e convidados. Mais de 300 estudantes da Escola JGP, Corumbá-MS, participaram desta experiência na última quinta-feira, 22/08/2019.

O evento teve como objetivo trabalhar temas que envolvessem os alunos de uma maneira lúdica e prazerosa, sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Após a apresentação feita pelos professores, os discentes escolheram quais disciplinas eletivas querem cursar neste segundo semestre.

As Eletivas são disciplinas temáticas, oferecidas semestralmente, propostas pelos estudantes e professores e objetivam diversificar, aprofundar, enriquecer os conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum do currículo e potencializar o Projeto de Vida dos Estudantes.

Os temas abordados em cada uma das Eletivas foram definidos a partir do levantamento das necessidades dos estudantes, do Projeto de Vida de cada um e das possibilidades de oferta dos professores. A Escola JGP organiza “Feirão de Eletivas” no início de cada semestre, para que todos discutam conjuntamente quais serão as disciplinas oferecidas, com base nos interesses dos estudantes e nas formações, habilidades e vocações dos professores que as ministrarão. A escolha se dá por meio de votação e, após o Feirão, inscrição dos estudantes de turmas diversas.

Para apoiar o processo, a Escola da Autoria disponibilizou uma relação com algumas opções de temas, elaborados de acordo com levantamento de experiências exitosas que possam contemplar o Projeto de Vida, o Protagonismo autêntico e a Autoria dos estudantes.

O conceito de Eletivas já está bem entendido na Escola de Autoria. A ideia de que o aluno faz escolhas e o professor, mediador da aprendizagem, constrói um campo de aprendizado diferenciado tem mobilizado a escola integral em tempo integral desde sua implantação (2017), por meio desses “Feirões das Eletivas”.