E.E. Leme do Prado: projeto de arte alavanca rendimento escolar e presenteia crianças de creche

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 14, 2018 as 09:57 | Voltar

Visando o desenvolvimento escolar e interação social, a Escola Estadual Leme do Prado, localizada em Ladário, realizou entre os meses de agosto a outubro, o Projeto Arte Solidária, coordenado pelas professoras Marta Cavalcante dos Santos e Maria Martha de Barros. Por meio de oficinas no contraturno as professoras confeccionaram bonecos de pano com estudantes do 8º ano C do período vespertino.

“Passei alguns anos afastada da sala de aula e neste ano de 2018, ao retornar às práticas pedagógicas, senti a necessidade de ir além dos conteúdos, senti necessidade de realizar um trabalho que envolvesse o social, que eu conseguisse me aproximar mais dos alunos e assim, contribuir com o desenvolvimento educacional de cada um deles”, explicou a professora Marta Cavalcante, ao explicar como surgiu o projeto.

Com o apoio da professora Maria Martha, que também é artesã, o projeto ocorreu com sucesso entre meninos e meninas, desmistificando que artesanato é “coisa feminina”. “Alcançamos sucesso em nosso projeto, pois trabalhamos todos os sentidos de direitos e igualdades, entre uma costura e outra, conversávamos, dialogávamos sobre nossa rotina, bem como, sobre nossos direitos e deveres. O projeto possibilitou interação entre nós e os estudantes, os estudantes da turma e nossos estudantes da rede estadual com as crianças que receberam os brinquedos”, ressaltou.

Os estudantes da E.E. Leme do Prado receberam noções de corte e costura, bem como, aprenderam a soltar a imaginação. Foram confeccionados bonecos e bonecas de várias etnias, primando sempre pelo respeito e pela igualdade. Após a confecção, as professoras incentivaram a doação dos brinquedos a uma creche. A instituição escolhida foi o Centro Municipal de Educação Infantil, Cemei, Professor Antônio Florêncio de Macedo, no bairro Mista.

No dia 12 de dezembro, os estudantes da Rede Estadual de Educação visitaram a CEMEI e realizaram a confraternização entre as Redes. “Participar do Projeto de Arte foi muito bom. Quando eu costurava, eu pensava em quem receberia os brinquedos, nas crianças, se elas gostariam, e hoje, eu me sinto feliz em ver o sorriso dessas crianças ao receber os brinquedos”, frisou a estudante Sthefany Aparecida de Arruda dos Santos.

Além dos bonecos de pano, as crianças foram presenteadas com um delicioso lanche ofertado pela E.E. Leme do Prado. A diretora da CEMEI, Gláucia de Oliveira Nunes, ressaltou a importância desse momento à unidade. “Receber essa visita da comunidade é um presente às crianças, pois elas puderam ter uma tarde diferenciada, receberam presentes de Natal e estão muito felizes. Que a comunidade tenha essa sensibilidade de compartilhar momentos especiais com as crianças, de lembrar que um carinho, um lanche, um momento de atenção, fazem diferencial na vida destes pequenos”, afirmou.

Diante do sucesso do projeto, as professoras planejam executar a atividade de forma ampla em 2019. “É uma alegria ver o quanto pudemos contribuir com a vida de nossos estudantes da Rede Estadual e da Rede Municipal local. Após o projeto concluímos que os estudantes do 8º ano C tiveram aumento das médias, estão mais colaborativos e até ambicionam produção dos artesanatos para presentear outras crianças. Pretendemos reavaliar este projeto e ampliá-lo para 2019, este é o nosso sonho no momento”, concluiu a professora Marta Cavalcante.

A CRE-3 acompanhou a entrega dos brinquedos e deste já, em nome do Coordenador Regional local, Pedro Rodrigues de Miranda, parabeniza a E.E. Leme do Prado pelo desenvolvimento da atividade e pela interação entre as Redes, Estadual e Municipal de Ladário.