Curso Técnico em Administração e Trajetória II da E.E. Carlos de Castro Brasil realizam Iª Feira do Empreendedor

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 9, 2018 as 12:37 | Voltar

A manhã desta sexta-feira, 09 de novembro, foi dedicada a reflexões a respeito do setor empreendedor na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil. Cerca de 80 estudantes planejaram e colocaram em práticas projetos empreendedores nas áreas de culinária, vestuário, decoração e artesanato. O projeto Iª Feira do Empreendedor buscou divulgar os resultados obtidos pelos Cursos Técnico em Administração concomitante ao Ensino Médio, duração de 3 anos e do Trajetória II, do Projeto Aceleração do Jovem na Aprendizagem (AJA), Qualificação Profissional, ambos em seu primeiro ano de execução em Corumbá.

“A Feira do Empreendedor é a culminância de todo trabalho desenvolvido durante o primeiro ano do curso técnico de administração em Corumbá, que busca o desenvolvimento de competências fundamentais à administração: planejamento, organização, marketing, criatividade e o espírito empreendedor. Os estudantes foram responsáveis por fazer todo o plano de negócios e de apresentarem os resultados hoje. Cada grupo realizará o fluxo de caixa no final da feira, e levantarão os resultados finais, se obtiveram sucesso, lucro, se conseguiram colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo deste ano”, explicou Lucimari Sara das Neves, professora coordenadora do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio da Escola estadual Carlos de castro Brasil.

O evento colocou à mostra 17 projetos empreendedores. Os estudantes se propuseram a elaborar receitas, estudar campo de investimento local e até, buscar base formativa para empreendimentos familiares nos quais já trabalham, como é o caso do estudante Emerson Armindo Braga Medina, 18 anos, que cursa o 1º Ano do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Administração.

“Minha família trabalha com festas e eventos há algum tempo em Corumbá. Quando eu soube da possibilidade em estudar teorias de administração para auxiliar minha família a organizar os eventos, eu não pensei duas vezes e me matriculei na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil. Foi um ano de grande aprendizagem. Mudei muito minha concepção de administração, aprendi que um administrador trabalha sempre em parceria com sua equipe, buscando novos produtos, pesquisando e analisando o mercado local. Hoje, na Feira, estou expondo aos meus colegas e convidados o que nossa empresa de festa oferta, que é a decoração, os arranjos de mesa, ou seja, a organização da festa. Entrego o folder de minha empresa e faço a propaganda dos negócios de minha família. Com o curso técnico pude expandir meus sonhos. Agora, eu e minha família estamos nos planejando e trabalhando para obter um local próprio para realizar as festas, ofertar aos corumbaenses um produto completo, onde o cliente apenas entra na festa e se diverte, onde todo o trabalho de organização e produção é por nossa conta”, contou entusiasmado, Armindo.

Na empresa de alimentação com tortas saudáveis , “Bom Sabor”, o trio de estudantes do Ensino Médio , Felipe Banegas, Gabriel Monteiro e Kleydson Martins comemoravam os lucros. “Primeiro pensamos em desenvolver uma plataforma que ofertasse algumas horas de internet gratuita ao cliente, mas, devido a problemas de internet em nossa região, nosso planejamento não foi possível e migramos para a área da alimentação. Desenvolvemos com a ajuda da minha mãe uma torta saudável e deu super certo. Já vendemos quase tudo. Com isso, aprendemos que devemos planejar nossas vendas de acordo com os fatores da região onde estamos localizados”, afirmou Felipe.

Além dos estudantes, as famílias também se envolveram nos projetos empreendedores. Alexsandra Banegas, mãe do estudante Felipe, abraçou o projeto junto aos meninos e também comemorou o sucesso do empreendimento. “O curso técnico foi uma mudança na vida do Felipe. Hoje ele tem um projeto de vida, um plano de futuro. Ele vai para a escola pela manhã, depois, pela tarde vai para o estágio no INCRA e pela noite cumpre com obrigações de casa e estudo. O Felipe está dando valor a cada dinheiro que recebe. Ele viu neste ano como é a vida de um adulto, ele sentiu na pele como é bom  ter um trabalho honesto, como é se dedicar e adquirir suas coisas. O estágio só foi possível devido ao curso técnico de administração. Agradeço ao empenho dos profissionais, pois hoje, vejo um futuro promissor ao meu filho. Ajudei os meninos nas tortas salgadas e apoio no que for, pois, ver um filho crescer e entrar no mundo adulto com um planejamento de vida, é gratificante”, disse a mãe, emocionada.