CRE NA ESCOLA – ESTUDANTES DA REGIÃO DO PANTANAL PARTICIPAM DE AULÕES NO CONTRATURNO

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 6, 2019 as 16:51 | Voltar

A conclusão do Ensino Médio mostra aos jovens o fim de um ciclo essencial, a conquista de uma etapa educacional, substancial para garantir o acesso a outros setores da vida: cursos superiores, processos seletivos, concursos diversos, ingresso na carreira militar e mercado de trabalho.

Constata-se, no entanto, que muitos estudantes têm apresentado um desempenho aquém do pretendido em concursos e exames como o Vestibular e o ENEM. O motivo principal para a Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3) empreender o projeto “CRE-3 NA ESCOLA: ENEM/2019” reside na necessidade de minimizar as dificuldades apresentadas pelos discentes no trabalho com as competências contempladas nas provas do ENEM, em especial, quanto à motivação para a produção de textos, interpretação de enunciados, argumentações, propostas de intervenção e resolução de problemas.

A escola, de modo geral, vive momentos de construção da autonomia. Essa deve buscar qualidade com equidade e fortalecimento do ensino e da aprendizagem, de modo que o estudante seja protagonista, capaz de pensar e agir de maneira critica e ética para a transformação da realidade onde vive.

Com o intuito de auxiliar o discente suprir lacunas quanto à aprendizagem, a Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3) propiciou apoio pedagógico aos estudantes concluintes do ensino médio, para que, independente da escolha e do projeto de vida de cada um, estejam capacitados para qualquer processo de seleção pós-médio que almejem.

Para isso, durante todo o mês de agosto e início de setembro de 2019, por meio dos professores formadores das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Matemática da CRE-3, no contraturno das aulas das escolas estaduais, foram organizados encontros com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da REE de Corumbá e Ladário, para estudos, debates, resolução de problemas e de questões do ENEM, nas áreas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Conhecimentos Gerais, conforme cronograma previamente validado pelas escolas.

Para a realização das ações, buscou-se estudar, refletir e debater com os estudantes, desde as orientações contidas no manual do participante a orientações sobre como ler, interpretar enunciados, informações e dados; aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento; compreender como se estrutura a proposta de redação solicitada e como elaborar propostas de intervenção, observando as cinco competências avaliadas no ENEM.

De acordo com a Coordenadora Regional de Educação de Corumbá, Maria Eulina Rocha dos Santos, “é fundamental que os estudantes das escolas públicas participem de ações como esses Aulões. O conhecimento em si deve ser amplamente significativo e prazeroso. Esses diálogos, além de elucidar dúvidas sobre Enem e Vestibulares, também podem potencializar o processo de formação integral do estudante, que não se restringe à transmissão de conteúdos, mas também à capacidade de lidar e resolver problemas. Nesse sentido, os Aulões no contraturno oportunizam isso".

De acordo com a CRE-3, mais de 400 (quatrocentos) estudantes das Escolas Estaduais de Corumbá e de Ladário foram atendidos nesta ação, conforme o cronograma “AULÕES ENEM 2019: CRE-3 NA ESCOLA”:

Escolas Datas Horários
E.E. Carlos de Castro Brasil 08/08/2019 Matutino
E.E.Dom Bosco 09/08/2019 Vespertino
E.E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros 12/08/2019 Vespertino
E.E. Dr. João Leite de Barros 14/08/2019 Vespertino
E.E. Júlia Gonçalves Passarinho 21/08/2019             Matutino
E.E. Leme de Prado 14/08/2019 Vespertino
E.E. Maria Helena Albaneze 15/08/2019 Vespertino
E.E Maria Leite 19/08/2019 Vespertino
E.E. Nathércia Pompeo dos Santos 20/08/2019 Vespertino
E.E. Octacílio Faustino da Silva 23/08/2019 Matutino
E.E. Rotary Clube 22/08/2019 Matutino
E.E. 2 de Setembro 02/09/2019 Vespertino

A partir desse projeto, outras ações e parcerias estão sendo efetivadas, com o intuito de minimizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes no trabalho com as competências como as contempladas no ENEM.