CRE-3/ SED realiza I° Encontro: Diálogos e reflexões AJA/MS

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 1, 2018 as 16:27 | Voltar

A Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, realizou neste dia 31 de outubro, o primeiro encontro multidisciplinar de docentes e assessores do Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, das cidades de Corumbá e de Ladário, com o intuito de dialogar e refletir acerca das ações desenvolvidas pelo projeto neste ano de 2018.

“É pertinente enfatizar que o Projeto de Curso AJA tem como objetivo o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral. O intuito é que os estudantes participem política e produtivamente, das relações sociais e do trabalho, com comportamento ético para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Neste encontro, os professores, assessores e estudantes das Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário, que possuem o AJA, apresentaram suas atividades e projetos exitosos realizados ao longo do ano de 2018, buscando a troca de experiências, a reflexão e motivação a respeito do desenvolvimento do Projeto AJA em Corumbá e Ladário”, explicou o Coordenador da CRE-3, Pedro Rodrigues de Miranda.

Em Corumbá e Ladário, quatro Escolas Estaduais oferecem o Projeto AJA: E.E. Carlos de Castro Brasil – pioneira na cidade com o projeto-, E.E. Maria Leite, E.E. Octacílio Faustino da Silva e E.E. Leme do Prado. Em 2018, a Rede Estadual registrou cerca de 200 estudantes em Corumbá e Ladário. A coordenadora Candelária Joyce da Mota Silva, atualmente Coordenadora do AJA no período vespertino, na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, é uma das profissionais que atua no Projeto AJA desde 2015 e acompanha o crescimento desta proposta de ensino em Corumbá e Ladário.

“Desde 2015 eu trabalho no Projeto AJA. Comecei atuando como professora, depois fui assessora e hoje sou coordenadora. Acompanhar a metodologia do AJA foi um processo que exigiu estudo e comprometimento ao longo desses anos, mas, que deu certo. O encontro entre as Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário que possuem AJA foi enriquecedor a todos nós, pois, foi um apoio que recebemos. Sentimos-nos motivados por esse evento realizado pela CRE-3. Nesse encontro pudemos mostrar nossos trabalhos, nossos projetos, e, conhecer os trabalhos desenvolvidos nas outras escolas do Pantanal. Essa troca de experiência nos inspirou a talvez adotar os projetos de outras escolas, ou, adaptar ideias já colocadas em prática à nossa realidade, bem como, das outras escolas a adotarem algum projeto nosso. O encontro foi um marco para poder compartilhar o que deu certo e traçar novos projetos buscando o desenvolvimento pleno de nossos estudantes”, frisou Candelária.

O I encontro multidisciplinar de docentes e assessores do Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, das cidades de Corumbá e de Ladário, realizado no Sindicato Rural de Corumbá, foi estruturado em dois momentos: vespertino e matutino. O evento contou ainda com apresentação cultural dos estudantes do Projeto Arte e Cultura, de estudo de música e violão, desenvolvido por meio do Núcleo de Arte e Cultura, nas Escolas Estaduais Nathércia Pompeo dos Santos e Dom Bosco, ministrado pela professora Leidiane Garcia.

No encontro, foram apresentados banners e as seguintes comunicações:

*E.E. Carlos de castro Brasil: Apresentação da implantação do projeto AJA em Corumbá/ Apresentação Projeto Folclore/ Apresentação do Projeto Festa Junina/ Apresentação do Projeto Meio Ambiente em “Café e Prosa”;

*E.E  Leme do Prado: Apresentação teatral/ Apresentação de trabalho “Universo da Animação”/ Apresentação do Projeto “Orientação Profissional”

*E.E. Maria Leite: Apresentação dos projetos assertivos desenvolvidos pelos estudantes;

*E.E. Octacílio Faustino da Silva: Apresentação de Poema/ Apresentação do projeto Quebra Torto Pantaneiro.

Histórico do AJA em MS

O Projeto AJA/MS foi pensado, pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, como forma de garantia dos preceitos legais estabelecidos, para que todos tenham o direito de acesso à educação formal, mesmo que tardiamente, atentando-se à diversidade étnico-cultural e socioeconômica.

O AJA foi aprovado pela Resolução/SED n. 3.053, de 4 de maio de 2016 e tem por objetivo oportunizar aos jovens estudantes, de 15 a 17 anos, com distorção idade/ano, possibilidade de acesso ao sistema educacional e a complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa. Além de proporcionar aos egressos, um ensino diversificado que ofereça crescimento intelectual e científico atendendo as perspectivas iniciais no mundo do trabalho e maiores oportunidades para constituir-se socialmente.

O Projeto AJA/MS “Avanço do Jovem na Aprendizagem”, está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Deliberação CEE/MS n. 10.814, de 10 de março de 2016. Para ter acesso ao Projeto AJA/MS, o jovem precisa completar 15 (quinze) anos, no ano da matrícula do curso e ainda não ter 18 anos completos.  Sua organização é feita por blocos, com a seguinte correspondência: Bloco Inicial I – corresponde ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e Bloco Inicial II – corresponde ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.