CRE-3 realiza 1º Aulão Preparatório para o ENEM e reúne mais de 500 estudantes em Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: sábado, novembro 3, 2018 as 11:14 | Voltar

Na noite desta quinta-feira, 1º de novembro, mais de 500 estudantes da Rede Estadual de Ensino de Corumbá, Ladário e Indígena participaram do Primeiro Aulão Preparatório para o Exame Nacional do Ensino. O Aulão foi idealizado pela Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3 e contou com a participação de professores voluntários e especialistas em processos seletivos.

“A CRE-3 acompanhou de perto o desenvolvimento e a preparação dos nossos estudantes do terceiro ano do ensino médio para participarem do ENEM. Acompanhamos cada etapa ao longo do ano e fizemos questão de contribuir neste último momento com um Aulão diferenciado, propondo muita animação, com dicas de concurseiros, dicas de professores que estudam a respeito do ENEM e muito incentivo, enfatizando sempre que nossos estudantes estão preparados e que darão um show no Exame Nacional do Ensino Médio”, explicou a Coordenadora de Programas Educacionais, Patrícia Oliveira Acioli Amaral.

Para receber esse grande número de estudantes, a CRE-3 contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que cedeu o espaço do Anfiteatro Salomão Baruki. Colaboraram também com o evento: a escola ENAM -Polo da Escola Nota 10-, Cursinho Frequência Máxima, Escola de Idiomas FISK e Wizard, Cooperativa Sicred e Escolas Estaduais de Corumbá, Ladário e Indígena.

“Concluímos que o Aulão foi um sucesso. Reunimos mais de 500 jovens empenhados em garantir um futuro pautado no estudo e na determinação. A CRE-3 agradece aos parceiros que contribuíram com dicas valiosas e dinâmicas e, agradecemos também aos nossos estudantes, por se mostrarem interessados e empenhados em lutar por um sonho, seja ele médico, veterinário, psicólogo ou outra profissão. A CRE-3 alcançou seu objetivo neste ano de 2018, que foi incentivar e subsidiar a concretização do sonho de nossos estudantes” comemorou o coordenador da CRE-3, Pedro Rodrigues de Miranda.

Às 17h30 vários estudantes já aguardavam o início do Aulão Preparatório. A primeira aula, de Língua Portuguesa e Redação, foi ministrada pela dupla Gerson Moraes e Felícia Vilagra; Após, foi a vez da aula de Física, com o professor Fred Malta. A terceira aula foi sobre Filosofia, com o professor Macelino Freitas e encerrando a noite, aula de Língua Inglesa, com os professores Ravi e Juliano. O evento contou ainda com a participação da intérprete dos estudantes surdos do 3º Ano do E.M. da E.E. Maria Leite, Nayce Florêncio Rosa, do Núcleo de Educação Especial/ COPESP e da Professora Formadora do PNAIC/ CRE-3 e intérprete, Lineise Amarilio.

Para animar e relaxar, os alunos assistiram à apresentação cultural do projeto de Dança do Núcleo de Arte e Cultura/ SED, desenvolvido na E.E. 2 de Setembro. Os estudantes apresentaram uma coreografia da música Thriller (Michael Jackson), orientados pela professora Amanda Moura. Também não poderia faltar a movimentação corporal: em cada intervalo de aula, o professor de Educação Física, Gustavo Correa, realizava alongamento corporal com a turma pré ENEM, mantendo assim, corpo e mente em perfeita sincronia.

Sentada na primeira fileira do auditório e muito animada, Nicaelle de Almeida da Silva, 18 anos, estudante da E.E. 2 de Setembro, Ladário, mostrou saber muito bem qual seu objetivo de vida: se formar em Direito. “Entrar para o curso de Direito é meu grande objetivo. Para isso, além da escola, estudei no contraturno em um cursinho particular. Lutei muito ao longo do ano para fazer a prova do ENEM e sei que estou preparada. Participar deste Aulão é uma confirmação do que quero, é uma oportunidade de relembrar alguns pontos de estudo, de receber dicas para a realização da prova, além de que foi possível ver o quanto nossos professores nos acompanham nessa luta em busca do ingresso em um curso superior”, reconheceu.

Determinação é a palavra que define muito bem os estudantes que compareceram ao Aulão. João Guilherme Pimentel Montano, 17 anos, estudante da E.E. Júlia Gonçalves Passarinho vem se preparando desde 2017 para o ENEM 2018: “Em 2017 eu realizei o treineiro do ENEM, pois eu sei que é uma avaliação que exige preparação. Ao longo do ano estudei muito para o ENEM. Recebi apoio de diversos professores de minha escola e dos meus colegas também, pois, sabemos que cada um de nós tem um projeto de vida e que podemos contribuir um com o outro. Adorei as dicas de prova que recebi aqui no Aulão, principalmente a de leitura e interpretação de texto. Pretendo cursar Filosofia, em Campo Grande, pois meu projeto é ser Sacerdote da Igreja católica e esse curso é uma das bases para a carreira que quero seguir”, contou.

“Esse é o papel da educação: propiciar ensino de equidade e qualidade”, afirmou o professor colaborador Marcelino Freitas. “Ser convidado para contribuir com esse momento de vida dos estudantes é uma honra. Poder dialogar com eles a respeito de pontos fundamentais sobre a Filosofia foi gratificante. A CRE-3 está de parabéns pela iniciativa e que venham mais eventos como este”, concluiu.

Após o Aulão os estudantes receberam lanches saudáveis que foram doados pelas Escolas Estaduais de Corumbá, Ladário e Indígena, além de canetas transparentes de cor preta, específicas para a realização do ENEM, que foram doadas por um colaborador. A CRE-3 desde já agradece a toda equipe da CRE-3/ SED pelo empenho na preparação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino local para a realização do ENEM.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.