CRE-3 DIVULGA CLASSIFICADOS NA ETAPA MUNICIPAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 10, 2019 as 11:21 | Voltar

O Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores (as) de língua portuguesa.

Ao longo deste ano, professores e estudantes das Escolas públicas de Corumbá e de Ladário realizaram uma série de atividades em sala de aula, voltadas à 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

O tema “O lugar onde vivo” propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar conhecimentos sobre a realidade local. Essa etapa, nas escolas de Corumbá e de Ladário, começou no dia 20 de fevereiro e culminou com a seleção de trabalhos pela Comissão Julgadora Municipal, no último dia 05 de setembro para a Etapa Estadual. Confira abaixo as produções selecionadas:

CATEGORIA: POEMA

Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Sebastião Rolon e Extensões

Título: Meu Taquari

Aluno:  Josenil Sodré Oliveira Castilho

Professora: Camem Lúcia M. Severino

CATEGORIA: MEMÓRIAS LITERÁRIAS

1. Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira

Título: Antigas Ternuras

Aluno: Vinicius Rodrigues Giordano

Professora: Gilselene C. de Araújo

1. Escola Municipal Rural Paiolzinho

Título: Festa da Integração

Aluno: Semir Mendes Rebollo

Professora: Glaucia Adriana A. da Cruz Silva

CATEGORIA: CRÔNICA

1. Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira

Título: Sua florada em agosto

Aluna: Adriane Chaves Moreno da Paz

Professor: Lourival Monteiro de Moraes

1. Escola Municipal de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga e Cemei Parteira Valódia Serra

Título: O “peixe” de cada dia

Aluna: Ana Carolina Campos Costa

Professora: Janaína da Silva Rosa

CATEGORIA: DOCUMENTÁRIO

Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho – Escola da Autoria

Título: Corumbá dos meus sonhos

Alunos: Rafaella Luise Alvares Gomes; Samer Adryan Lopes G. Pires e Pio Augusto de Moraes Neto.

Professora: Cheile de Paula Pereira

CATEGORIA: ARTIGO DE OPINIÃO

Escola Estadual Maria Helena Albaneze

Título: Na rota da reparação

Aluno: Anthony Carlos Aparecido dos Santos Silva

Professora: Jéssica Pimenta da Silva Victório

No município de Ladário, a Escola Estadual 2 de Setembro foi selecionada para participar da Etapa Estadual em duas categorias:

CATEGORIA: DOCUMENTÁRIO

Escola Estadual 2 de Setembro

Título: Pérola do Pantanal

Alunos: Henderson Mendes da Silva; Karoline Lima Soares e Katia Maurielly Rodrigues Santos.

Professor: Rodrigo Cabral da Silva

CATEGORIA: ARTIGO DE OPINIÃO

Escola Estadual 2 de Setembro

Título: Nossa esperança, nossa subsistência

Aluna: Mirian de Brito Sorrilha

Professor: Rodrigo Cabral da Silva

Já a Escola Estadual Leme do Prado teve o seguinte trabalho selecionado:

CATEGORIA: MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Título: Tempo Bom

Aluna: Marcelly Ribeiro Duarte

Professora: Eucileia M. de Souza Feitosa

As produções de poemas, memórias literárias, crônicas, artigos de opinião e documentários ainda passarão pelas Etapas: Estadual (26 de setembro a 11 de outubro), Regional (23 de outubro a 19 de novembro) e Nacional (23 de novembro), com Evento de premiação nacional, caso os textos selecionados nesta Etapa Municipal sejam classificados nas demais etapas, previsto para dezembro de 2019.

A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3) parabeniza a todos que incentivaram, mediaram e realizaram trabalho com os gêneros textuais nesta 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa e agradece aos parceiros que contribuíram para o sucesso desse importante percurso de conhecimentos na área de Linguagens.