COMISSÃO DE CORUMBÁ AVALIA PRODUÇÕES PARA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 9, 2019 as 10:09 | Voltar

As inscrições e adesões para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) chegaram ao fim no dia 13 de maio. A partir da adesão e apoio das escolas, da SEMED e da CRE-3, docentes e discentes participaram de encontros, diálogos, oficinas, sequências didáticas, trabalhos com revisão, reescrita e avaliação das produções dos estudantes antes de enviá-las para a Comissão Julgadora Municipal.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Na manhã da última quinta-feira, 05/09/2019, após a Comissão Julgadora Escolar enviar os textos produzidos pelos estudantes, nesta 6ª edição dessa Olimpíada, foi a vez da Comissão Municipal avaliar e julgar as produções dos alunos das redes municipal e rede estadual de Corumbá, pois os municípios que aderiram à Olimpíada têm até o dia 12/09 para escolher os vencedores dessa fase, os quais irão representar suas cidades na Etapa Estadual.

De Norte a Sul do país, com base no tema “O lugar onde vivo”, os olhares foram sendo aguçados para a produção escrita de poemas, memórias literárias, crônicas, artigos de opinião e documentários. O tema propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar conhecimentos sobre a realidade local. Essa etapa, nas escolas de Corumbá e de Ladário, começou no dia 20 de fevereiro.

Para maior compreensão dos critérios avaliativos em todas as etapas da Olimpíada, a equipe CENPEC: Escrevendo o Futuro orientou e sistematizou critérios com respectivos comentários sobre ponderações e pontuações a serem observadas na avaliação de cada um dos gêneros textuais, contemplados nesta 6ª edição.

“Os desafios foram muitos e propiciaram reflexões substanciais sobre o trabalho com leitura e produção de textos em sala de aula”, afirmou uma das integrantes da Comissão Julgadora Escolar.

Em breve, serão divulgados os nomes das escolas e dos estudantes que representarão Corumbá na Etapa Estadual.

A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3) parabeniza a todos que incentivaram, mediaram e realizaram trabalho com os gêneros textuais nesta 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.