O Festival América do Sul 2018 contou neste ano com o espaço “Circo da Cultura e Cidadania”, local planejado especialmente para o protagonismo infantil e juvenil, onde a cultura se manifesta através e diversas manifestações literárias, como apresentações de banda de percussão, cantores, grupos de dança e declamação de poesias, todas elas apresentadas por talentosos estudantes de diversas escolas de cinco cidades da fronteira Brasil-Bolívia.
A Rede Estadual de Ensino local, Corumbá e Ladário, participou nos dias 24 e 25 de maio, das apresentações do Circo da Cultura e da Cidadania com cinco apresentações do Programa Arte e Cultura, atividade que visa contribuir para a inserção social de crianças e adolescentes por meio da prática de Atividades Culturais. De acordo com dados levantados pela Coordenadoria Regional de Educação, CRE-3, cerca de 400 alunos do Pantanal estão recebendo desde o mês de março, aulas de arte plásticas, teatro, dança, instrumentos musicais, percussão e artes manuais.
A Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos participou do CCC homenageando o país do Chile no Festival América do Sul do Pantanal 2018. Os alunos do projeto de teatro do Arte e Cultura, coreografaram com apoio das professoras Josidelma Gonçalves da Silva Passos e Rosilvania Melgar Saucedo a dança estilo Cuenca, intitulada “Chile Lindo”, considerada uma apresentação nacional desde 1979.
Na Escola Estadual 2 de Setembro, Ladário, também há o projeto de dança do Arte e Cultura. O grupo de alunos homenageou o Equador. A professora de dança do Programa Arte e Cultura na Escola, Amanda Moura da Silva, coreografou 16 alunos que apresentaram a belíssima música “La Bomba”, de Hipatia Balseca.
A literatura esteve presente na apresentação da Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, com a apresentação das alunas Lara Fernandes Ferreira e Érika Priscila de Andrade Teixeira, orientadas pelo professor de teatro do Programa Arte e Cultura na Escola, Nevilson da Silva Cruz. A Escola Octacílio ainda apresentou a dança cultural do Suriname, coreografada pela professora do programa, Eudinézia Santos Mariano.
O grupo de dança do programa Arte e Cultura na Escola da Escola Estadual Rotary Clube homenageou o país da Guiana Francesa no Festival América do Sul do Pantanal 2018. Os alunos interpretaram a dança “La biguine”, uma mistura de polca com o balé, tradicional ritmo creole, que constitui a trilha sonora cultural em Guadalupe. A apresentação foi dirigida pelo professor Alexandre Batista Gmachil.
O Circo contou ainda com a apresentação da Banda de percussão da Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, que encerrou a entrega da premiação Soy Loco por Ti América.
O último aluno no Programa Arte e Cultua a se apresentar no Circo da Cultura e Cidadania foi o aluno da Escola Estadual Dom Bosco, Ricardo Saavedra Maldonado, que executou um solo clássico em violão. O aluno frequenta as aulas de violão, ministradas pela professora Leidiane Garcia.
Publicado por: