A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá -CRE3,realiza formação do Programa MS Alfabetiza.

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 1, 2022 as 16:57 | Voltar

A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE3), por meio das pedagogas Jurcilene Maldonado e Lineise Amarilio, realizou neste mês de maio as formações do Programa MS Alfabetiza, para os Coordenadore Municipais do Programa MS Alfabetiza de Corumbá e Ladário e Formadores de Corumbá.

No dia 12 de maio, o tema foi “Impactos da pandemia no processo de alfabetização: Como propor estratégias de Recomposição das Aprendizagens”. Este módulo foi específico para o primeiro e segundo ano do ensino fundamental.

Já no dia 20 de maio, o foco foi a educação infantil, e os formadores da CRE3, Aricelle Alvarenga, Juliana Gonzalez e Lineise Amarilio, realizaram a formação com o tema: “Articulando Teoria e Prática no Contexto da Educação Infantil”, cujo público alvo foram Coordenadores Municipais do Programa MS Alfabetiza  e técnicos da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (SEMED) e da Secretaria Municipal de Educação de Ladário (SMEL).

A formação terá continuidade no decorrer do ano letivo com formações presencias e no ambiente AVA saber da SED.

MS Alfabetiza

O Programa MS Alfabetiza foi lançado em outubro do ano passado, é uma parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul.

Dentre os eixos do Programa está a oferta de Material Didático Complementar, que está sendo realizada neste mês de março a entrega para as secretarias municipais de educação. A coletânea MS Alfabetiza será disponibilizada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e o livro do professor para os regentes das respectivas turmas. Serão distribuídos aproximadamente 84 mil livros para os estudantes da rede pública e 3.400 livros do professor.

O Programa é responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

colaborou: Julana Gouveia Gonzalez.