3ª CONAE- etapa municipal, Corumbá e Ladário,- debate PNE e realiza inferências em Documento Base

Categoria: Geral | Publicado: sábado, maio 5, 2018 as 14:51 | Voltar

CRE-3 contou com 4 Polos para realização da etapa municipal da CONAE

A Coordenadoria Regional de Educação CRE-3, Corumbá e Ladário, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Corumbá e da Secretaria de Educação do Município de Ladário realizou na manhã deste sábado a etapa municipal da 3º Conferência Nacional da Educação- CONAE, que teve como tema “A consolidação do sistema nacional de educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Corumbá contou com três Polos de estudo, reunindo centenas de representantes das redes de ensino municipal, estadual, privada, além de convidados. Foram escolas Polo Corumbá do CONAE 2018: Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, Escola Estadual Dom Bosco e Escola Estadual João Leite de Barros. Ladário contou com apenas um Polo, a Escola Privada São Miguel.

A manhã contou com leitura, debate e inferências no Plano Nacional da Educação, que se encontra em vigência. O PNE é estruturado em oito eixos, logo, cada Polo organizou oito grupos de estudo, que dialogaram e deram suas proposições, para cada eixo. Cada Polo encerrou sua atividade de reflexão com a formulação de um documento. Nos próximos dias, os documentos dos 4 Polos serão unificados e seguirão para a etapa Estadual do CONAE, previsto a ser realizado de 27 a 29 de junho, em Campo Grande.

Delegados representarão Corumbá e Ladário em etapa Estadual em CG

Os eixos que compõem o PNE são: I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; IV - Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; V - Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

A CONAE etapa municipal também contou com a eleição de dois delegados que representarão o município de Corumbá e um delegado que representará o Município de Ladário, número estabelecido de acordo com o número de habitantes de cada município, conforme orientações da organização nacional da CONAE.

Em Corumbá os professores Alex Vargas e Fábio Bulhões foram eleitos delegados. Já em Ladário, o professor Daniel Mendes foi eleito delegado do Polo. A professora Rosiele Cristiane é a suplente. O trio representará os municípios no encontro estadual em junho, apresentando o documento formulado pelo encontro desta manhã.