19 de abril: Escola Estadual Indígena Toghopanãa mantém tradições culturais Guató em Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 2, 2018 as 14:57 | Voltar

Buscando a revitalização da cultura Guató, escola Indígena comemora dia do Índio

A Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, localizada na Aldeia Uberaba, em Corumbá, realizou no mês de abril diversas atividades culturais voltadas para a preservação cultural indígena da região, a Guató. As comemorações do dia do índio tiveram início no dia 16, com apresentação de danças típicas e competições de acordo com a cultura da tribo local, organizada pelos professores, alunos e comunidade.

Atividades culturais e esportivas integraram o calendário de comemorações na Aldeia Uberaba

A semana contou ainda com realização de jogos, amistosos entre alunos, comunidade e convidados da Bolívia, buscando desta forma, a integração entre os povos. A Escola Estadual Indígena também realizou churrasco pantaneiro como encerramento das atividades. Os jogos contaram com campeonato de vôlei, futebol, arremesso de lança, arco e flecha. No grande dia em que se comemora o dia do índio ,19 de abril, a Diretora-Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Corumbá, Ana Cláudia, esteve presente na atividade escolar indígena e presenteou os estudantes com inúmeros brinquedos. Neste mesmo dia houve o encerramento dos jogos e entregas das premiações com medalhas e troféus para primeiro, segundo e terceiro lugar.

A Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa parabeniza a todos os indígenas de Mato Grosso do Sul e, em especial, aos da Aldeia Uberaba, etnia Guató, que em 19 de abril demonstraram toda a valorização da cultura local e da dedicação às tradições indígenas. “Apesar da diminuição da população indígena, a Escola busca valorizar a história deixada pelos primeiros habitantes do nosso país que ainda residem em nossa cidade. A Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, localizada na Aldeia Uberaba, Ilha Ínsua, no município de Corumbá, busca a revitalização da  cultura Guató através de nossos alunos, que a cada ano, se sentem mais valorizados por serem indígenas”, explicou o diretor da Escola Ademir Francisco de Souza Junior.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.